domingo, 6 de setembro de 2009

Back on business

Viva pessoal, estou de volta ao fim de longas semanas. Sabem como é, Verão e tal, um gajo vai para aqui e para ali... um pouco de preguiça e pronto, estão reunidas as condições para não actualizar o blog.
Pois bem, mas o que interessa é que é Setembro e estou de volta (em princípio para ficar) e estou pronto para lhe dar em força novamente.

Ora bem, apesar de não ter dado sinal de vida nos últimos tempos, não pensem que pus de lado o poker durante este tempo todo. Apesar de não ter jogado com a intensidade que jogo em outros meses do ano, óbviamente que ainda meti algumas fichinhas a esvoaçar em grande estilo. Aliás, não só não meti o poker totalmente de parte como fiz umas das alterções mais importantes na minha "carreira do poker" que poderá levar-me por caminhos completamente diferentes dos quais tenho percorrido até à data. Para quem leu o meu 1º post aqui no blog pode testemunhar as várias decisões que tenho tomado nestes últimos anos e esta será uma das quais marcará definitivamente outra viragem de página, quer seja para o bem quer para o mal.

2009 vai ser lembrado pelo o ano em que coloquei o Holdem de parte para dedicar-me exclusivamente a Omaha. Não sei que impacto tará no futuro, pois sou franco, ainda não tenho dados suficientes para poder afirmar convictamente que sou grande ganhador no jogo, mas baseado nos resultados que tenho tido este Verão tenho quase a certeza que sou ganhador em PLO50 e se assim se mantiverem espero não ficar neste nível por muito tempo. Para quem não está familiarizado com o jogo, Omaha é uma versão de Holdem mas com 4 cartas de mão e 5 comunitárias, em que cada jogador tem que utlizar obrigatóriamente duas de mão e três de mesa. É um jogo em que existe bastante variância, visto que as possibilidades de fazer uma mão são grandes, logo quase sempre que 2 ou mais jogadores vão all in no flop está-se perante set vs wrap (wrap = draw para sequência em que várias cartas completam o draw, por ex.: JT92 num flop KQ4 em que A, J, T e 9 competam a sequência) ou então set vs FD + open ended. Isto normalmente é o que acontece quando se joga contra gajos que têm no mínimo dois dedos de testa. O aliciante em Omaha, pelo menos por agora, porque acredito que à semelhança de NLHE as diferenças vão atenuar, é que parece que a maior parte dos jogadores não têm dois dedos de testa. Mesmo os regulares que encontro são no geral fracos e, principalmente, não resistem à tentação do "bora lá ver um flop, tou com fé que pinte". É incrível a quantidade de people que chega a investir mais de metade da stack pre-flop para ver se bate alguma coisa com mãos completamente banais.
Ainda estou numa fase inicial de aprendizagem mas a possível margem de progressão é animadora. Confesso que dou por mim várias vezes a jogar um estilo de jogo que nunca imaginei jogar, passivo, mas a verdade é que para este nível é o suficiente, e talvez o mais lucrativo. Básicamente, 3-betto só mãos de qualidade principalmente em posição e depois evito jogar nas blinds ao máximo, e vejo muitos flops com mãos não premium mas que têm potencial e montes de implied odds contra os 2 ou 3 gajos contra quem eu vejo o flop.
Estas últimas semanas tenho tido mais prazer em jogar, o que fez-me pensar que se calhar já andava um pouco farto de holdem. Portanto, esta mudança, em princípio, poderá dar-me montes de coisas boas, até porque se se lembram, num dos últimos posts dei conta da minha intenção de começar a dar mais importância ao short handed. Assim, não só voltei novamente ao short handed como deixei definitivamente o massive multitabling em holdem, que apesar de me ter dado um boost importante à minha banca não permitia que me focasse no jogo da maneira que eu pretendia.
Resumidamente, uma pessoa geralmente quer mudar sempre para melhor, e é a minha convicção que terei a ganhar muito com a minha decisão. Até porque olhando, tanto para PLO50, como para níveis superiores, que vão até PLO400 (dos que tenho observado ocasionalmente) deixa-me confiante e ansioso pelo futuro. Agora, serei capaz ou estarei iludido pelo meu excesso de confiança? Não sei, mas estarei cá para ver.

Bom, por hoje é tudo. Até à próxima.

GL!

6 comentários:

  1. hello! Indo directo ao assunto, eu tb estou a iniciar-me nisto do plo contudo ainda não tive coragem para entrar em níveis altos, só ando a jogar micro plo5 e às vezes 10, com alguns resultados. Será que me podias dar umas dicas, tipo onde ler uns artigos de estratégia, já li os que haviam na pokerpt e já consegui aprender algumas coisas...o meu mail é filking@gmail.com obrigado, abraço

    ResponderEliminar
  2. O Nunotg em PLO... quem diria :p
    Boa sorte neste teu novo rumo! E vai actualizando o estaminé! :)

    ResponderEliminar
  3. Dr Lipito, o melhor é mesmo começares por esses limites e avançares com muita precaução, porque apesar de ser um jogo profitable, está-lhe associado grandes swings que tu não podes controlar. Eu que o diga, que logo depois de ter feito a actualização ao blog entrei numa downswing marada de mais de 20bi's!! Isto depois te já ter tido um upswing tb de mais de 30bi's.
    Em relação a artigos não conheço nada, mas podes frequentar o 2+2 onde tens análise de mãos e às vezes tópicos de discussão de estratégia. Podes procurar por alguns videos na net, nomeadamente na cardrunners ou deuces cracked.
    De resto é uma questão de procurares bons jogos onde vejas que tens edge, e quando digo bons jogos depende muito do que tu queiras para as swings no teu jogo. No meu caso, esta downswing que tive foi na unibet em plo50, pá e apesar de serem jogos muito bons podes vir a ter grandes desgostos. Pá porque são jogos muito loose e em que é muito difícil controlares os teus resultados. Dando um exemplo, e que acontece muito, alguém faz raise para $1.75 (stacks efectivas de $50) em UTG, há dois calls e eu no butão faço 3bet para $9.50 com AAT8ds (ouros e espadas). Até aqui tudo bem, o pior vem agora. Como é muito frequente por aquelas bandas, o BB resolve fazer cold call à tua 3bet e depois óbviamente o UTG e os outros 2 tb já não largam. Então temos um pot 5 way no valor de $47.75, tu tens $40.5, o flop vem 845 com duas copas e a acção quando chega a ti já foram dois gajos all in. Pronto, perdeste 1/5 de buy in e vais ter que fazer fold. Resumindo, são jogos completamente descontrolados em que tens que ter muito cuidado com as tuas escolhas, mas no fim pouco ou quase nada podes controlar em relação à variancia, porque invariávelmente quando acabares por meter o dinheiro todo lá dentro terás no máximo 60% de hipóteses, ou 50% ou 40% vs 2 opponents.
    Agora vou fazer uma pausazinha mas quando voltar à carga será concerteza noutra sala, nomeadamente na entraction, onde senti que os jogos são igualmente fishy mas que em geral são weak passive, onde em média tens menos adversários a ver o flop contigo e que geralmente desistem mais fácilmente, ao contrário da unibet em que se tiveres a sorte de meter 40% da tua stack PF contra 1 adversário o gajo vai fazer call ao teu all in com qq coisa, e quando digo qq coisa é do género, ele sabe que tu tens AAxx e faz-te call com J874 num flop KQ7, pq já tem um par e tem mais 11 cartas para melhorar fora os runner str8's e flushes. Na verdade é o que tu queres mas torna-se frustrante quando vês constantemente os teus Ases serem crackados.
    Portanto quando voltar à carga vou mesmo optar por procurar outro tipo de jogos.

    ResponderEliminar
  4. O que te acontece a ti é um espelho do que me vai sucendo na full tilt, os pistoleiros (vilans) pagam com absolutamente tudo , e não há nexo entre posição flops ou stacks...também levei grandes ripadas do género : PF 4579 (eu bb check) flop 586 duas espadas, vamos a all in ele com trio de 8 e ainda um cinco na mão...e claro dobra o 5 pro pistoleiro fazer a festa! Eu ainda pensei que o ele estivesse atrás do flush, pelas duas espadas...mas não! não largam nada...
    Tenho estado a ver alguns jogos do joão barbosa na full tilt e pelo que vejo ele é super tight a jogar se raisa e alguém vai pra cima em pf ela folda fácil, tenho tentado de tudo mas tou a pensar seriamente se esta mudança para o omaha terá sido a melhor opção...
    Para que tipo de jogos estás a pensar mudar?
    Obrigado pelas tuas dicas!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Fiquei na dúvida ao que te referes quando perguntas "para que tipo de jogos estás a pensar mudar", mas a minha ideia agora é fazer uma pausa em Omaha e jogar durante algum tempo Holdem. Quando voltar a jogar Omaha os tipos de jogos que vou procurar são, como já tinha referido anteriormente, jogos em que haja igualmente fishes mas que ao mesmo tempo sejam mais weaks e que foldem mais postflop. Como em Omaha as equities são muito curtas, ou seja, estás geralmente em situações de 50/50 ou 60/40 torna-se muito importante ires buscar equity extra aos pots sem showdown. Este factor é muito importante quer no longo quer no curto prazo, já que se ganhares (ou perderes pouco) sem showdown permitir-te-á manteres uma winnig rate sustentável, e cortas imenso na variância do curto prazo.
    Eu só há pouco tempo comprei a licença para o Omaha Manager, e nas poucas mãos que tenho na Entraction e Unibet, concluo que estou a perder bastante na Unibet nesses tais pots sem showdown, e estou ligeiramente positivo na Entraction. Ora, essa é uma grande diferença, até porque na menor quantidade de vezes que vou sofrer resistência por partes dos adversários na Entraction, quando decidir porsseguir com a minha mão, a minha equity é praticamente a mesma que na Unibet, visto que neste jogo anda tudo muito à volta dos tais 50/50 (mais coisa menos coisa). Resumindo, acho que ganho muito nos pots sem showdown e mantenho ou reduzo ligeiramente em showdown (e quando digo reduzir, quero dizer que continuo a ganhar em showdown, mas menos). Portanto, à primeira vista as contas parecem fáceis de fazer: perder/ganhar* (Unibet) ou ganhar/ganhar* (sendo que os dois ganhar* são muito semelhantes). Nitidamente a 2ª opção parece-me mais vantajosa.
    Daqui a uns tempos estarei cá para confirmar ;)

    ResponderEliminar
  6. boas nuno, precisava falar ctg.
    adiciona me no msn o skype please.
    abraço
    arkitect8

    Msn: arkitect8mail.com
    Skype: arkitect8

    ResponderEliminar